A Cidade

Jucás é uma pequena cidade do interior do Ceará, a 407 Km da capital, Fortaleza, cuja sede está localizada à margem esquerda do Rio Jaguaribe. Situa-se na região Centro-Sul do Estado. Possui área de 869 km2 e uma população de 22.890 habitantes.

O turista interessado em conhecê-la pode viajar de carro próprio ou ônibus. Os ônibus partem de Fortaleza todos os dias. Durante o dia tem vários horários e uma das empresas que fazem este percurso é o Expresso Guanabara através da BR 116 e CE 020.

A pequena Jucás existe desde o século XVIII e sua denominação inicial era São Matheus. Só no século XIX, através da Revolução Imperial o Município passou a se chamar Jucás. Este nome é originário da Tribo Tupi, Jucá, que significa “matar” É também uma árvore da família leguminosa conhecida como “pau-ferro”, na região. A parte dura da árvore era utilizada pela
tribo Jucá para a fabricação de suas armas usadas em defesa do povo indígena.
 
Quando você chega a Jucás, passando pela cidade de Iguatu, pode perceber logo na entrada da cidade, do lado direito, a beleza da entrada do Hospital José Facundo Filho e o aroma das árvores de eucaliptos que transferem às pessoas que necessitam utilizar aquele espaço, a sensação de conforto, tranqüilidade e bem-estar.
 
Durante todo ano a cidade é visitada por conterrâneos e turistas,porém o momento que a cidade atrai mais visitantes é no período da Festa da Padroeira N. Senhora do Carmo – a tão conhecida “Festa do Carmo” – no período de 07 à 16 de julho – Durante a festa, acontecem leilões, shows carismáticos, desfiles, novenas, procissões,caminhadas, festas dançantes,além de muitas bebidas e comidas típicas. Esta festa está colocada entre as maiores festas religiosas do Estado.
 
A igreja de N. Senhora do Carmo já existe há mais de 250 anos, com estrutura arquitetônica em estilo barroco, exibe arte nas paredes e possui imagens sacras.
 
Além da Festa da Padroeira, a cidade tem outras atrações festivas, como : Festas Juninas onde acontece o“Festival de Quadrilha” no Ginásio Poliesportivo Álvaro Correia.
 
Nesse período, o Ginásio e algumas ruas se revestem com balões e bandeiras de papel colorido, dando um clima de festa à cidade. As escolas participam do festival, depois das apresentações tem muito forró e muitas barracas com comidas típicas e bebidas.
 
A Semana do Município é outro período atrativo que acontece de 12 à 17 de outubro. Nesta semana, acontece a comemoração do Dia das Crianças, dia do Professor, Gincanas, Desfiles para escolha da Rainha do Município (Miss Jucaense), Exposições e Campeonatos Esportivos. É um momento muito importante para o resgate da história do Município.
 
Jucás oferece qualidade de vida aos seus moradores e visitantes, com baixos índices de criminalidade. É uma região de clima quente e seco, no verão e úmido no inverno.
 
Durante o período invernoso é possível apreciar a barragem cheia, bem próxima ao centro da cidade, é uma vista exuberante com a presença de centenas de garças brancas que apreciam saborosos peixes. Também neste período chuvoso, temos acesso a banhos de açudes, cachoeiras e barragens. Pescarias e o consumo de peixes fica em alta nesta estação.
 
O setor de hospedagem que a cidade oferece e simples. Há algumas pousadas como a do Jó, no centro da cidade e a de Cláudio, na churrascaria Planalto. A diária não assusta, com direito a café da manhã e almoço.
 
Fora dos períodos festivos, a cidade assume o clima de interior onde a tranqüilidade toma conta do Cenário e somente nos finais de semana é possível observar um número maior de visitantes nos bares e lanchonetes que ficam bem no centro da cidade. Também é muito comum ter festa dançantes no Pólo de Lazer que fica no centro de Jucás.
 
Para aproveitar bem o passeio não deixe de trazer roupas de banho, pois o clima quente no verão é favorável para o banho de açude e no inverno também é muito convidativo devido a quantidade de barragens e açudes sangrando.
 
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>